ABERTO - Internacionalização via E-Commerce
Esta medida propõe financiar projetos das PME que, suportados em planos de ação detalhados, induzam a concretização de estratégias de internacionalização digital baseadas na implementação de tecnologias e processos associados à Indústria 4.0 que configurem ajustamentos aos modelos de negócio internacionais, anulando barreiras geográficas e introduzindo alterações na relação entre os vários intervenientes na cadeia de valor, bem como com o cliente.
Através deste incentivo ao e-commerce, as PME obtêm apoio para os seus projetos individuais de presença direta nos canais online, designadamente, a criação de lojas próprias e/ou adesão a marketplaces, bem como o desenvolvimento de campanhas de promoção online.
As empresas que pretendem iniciar ou reforçar a sua presença internacional através dos canais de comércio eletrónico podem, assim, beneficiar do Internacionalização via E-Commerce, uma nova medida do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que pretende dinamizar as exportações online de produtos e serviços portugueses, e visa apoiar 1.500 empresas portuguesas entre 2022 e 2025.
- Fase de Preparação para a segunda ronda de candidaturas, mantendo-se aberto durante 2022 e 2023 ou até ao esgotamento da dotação

OBJETIVOS
- Apoio a projetos das PME que visem a concretização de estratégias de internacionalização digital baseadas na implementação de tecnologias e processos associados à Indústria 4.0.
- Sensibilização, capacitação e consultoria a PME novas exportadoras, com o objetivo de promover a sua internacionalização por canais digitais;
- Apoio individualizado para a promoção digital orientado à diversificação de mercados para empresas que já tenham experiência internacional consolidada.
DOTAÇÃO ORÇAMENTAL
A dotação afeta ao presente concurso é de 4,5 milhões de euros, sem prejuízo de poder vir a ser reforçada em função das candidaturas que vierem a ser selecionadas.
TIPOLOGIAS DE PROJETO
Este incentivo apoia as empresas portuguesas em duas tipologias:
- Novas Exportadoras: despesas elegíveis entre 10.000 € e 25.000 €;
- Mais Mercados: despesas elegíveis entre 25.000 € e 85.000 €.
ÂMBITO GEOGRÁFICO
Aplicação em todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
BENEFICIÁRIOS
São elegíveis todas as empresas (PME), de qualquer natureza ou sob qualquer forma jurídica, bem como os Empresários em Nome Individual com contabilidade organizada.
FINANCIAMENTO
- Taxa de incentivo de 50% (fundo perdido) sobre as despesas elegíveis apuradas.
DESPESAS ELEGÍVEIS
1 - Custos com pessoal técnico diretamente afeto à implementação do projeto, devendo ser evidenciadas as competências/valências em e-commerce e marketing digital e corresponder a um nível mínimo de qualificação VI (QNQ), designadamente: Custos com a contratação de recursos humanos e/ou afetação de recursos humanos da AICEP. E.P.E. para o desempenho de atividades relacionadas com o desenvolvimento e acompanhamento do projeto, bem como;
- Aquisição de equipamentos informáticos destinados aos recursos humanos alocados à implementação do projeto.
2 - Custos relacionados com a contratação de serviços especializados relativos a:
- Preparação e execução de campanhas de comunicação e de sensibilização do público-alvo, incluindo paid media e produtos de merchandising;
- Lançamento de roadshows e de iniciativas de proximidade para ação direta junto do público-alvo, incluindo aluguer de espaços e aluguer e/ou aquisição de equipamentos;
- Serviços relacionados com a organização de eventos;
- Serviços de consultoria de internacionalização via E-commerce;
- Arquitetura e conceção de webdesign das funcionalidades;
- Desenvolvimento tecnológico;
- Integração de sistemas e modelos de dados;
- Serviços de desenvolvimentos corretivos e evolutivos para integração de melhorias e funcionalidades na plataforma; Custos de Licenciamento, de subscrição e/ou desenvolvimento de software diretamente relacionados com o projeto, incluindo de relação com clientes (CRM);
- Serviços de desenvolvimento e manutenção evolutiva da Plataforma, inclusive ferramentas de apoio;
- Serviços especializados para desenvolvimento e manutenção BDs, estruturas e modelos de dados;
- Aquisição de fontes de dados necessárias ao projeto;
- Custos com a aquisição e manutenção de equipamentos informáticos (hardware) diretamente relacionados com o projeto;
- Serviços relacionados com a curadoria, desenvolvimento e fornecimento de Massive Open Online Courses (MOOC's), incluindo tradução, adaptação e/ou acesso a conteúdos existentes;
- Serviços de armazenamento e processamento em Cloud;
- Serviços especializados (jurídicos, técnicos, entre outros) de apoio ao desenvolvimento do projeto.
Mais concretamente, incluem-se as seguintes despesas:
• Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
• User-Centered Design (UX): desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetiva atração, interação e conversão;
• Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-commerce;
• Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos, incluindo despesas de subscrição e fees de adesão durante o período de execução do projeto;
• Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa, em motores de busca, por palavras-chave relevantes para a notoriedade e tráfego de cada sítio;
• Social Media Marketing: Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais;
• Content Marketing: criação e distribuição de conteúdos digitais (texto curto, texto longo, imagens, animações ou vídeos) dirigidos a captar a atenção e atrair os clientes-alvo para as ofertas comercializadas pela empresa;
• Display Advertising: colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca;
• Mobile Marketing: tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para visualização e interação de clientes em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;
• Business Inteligence e Web Analytics: recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados gerados a partir da navegação e interação de clientes em ambiente digital por forma a identificar padrões, correlações e conhecimento relevante que robusteçam os processos de gestão e tomada de decisão.
Apenas são elegíveis as despesas assumidas a partir da data da submissão da candidatura, não podendo o projeto estar iniciado à data de apresentação da mesma.
APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS
Estabelece-se como condição de acesso a realização de um Diagnóstico E-commerce prévio, com uma pontuação final superior a 20 pontos, nomeadamente:
- Etapa 1 - REALIZAR DIAGNÓSTICO DE E-COMMERCE
Previamente à submissão da candidatura, a PME deve realizar o seu Diagnóstico de E-Commerce no website Portugal Exporta. O resultado da avaliação define a tipologia da candidatura a submeter: Novas Exportadoras ou Mais Mercados.
As recomendações disponibilizadas neste Diagnóstico têm ainda como objetivo fornecer orientações para a elaboração de um Plano detalhado de E-Commerce Internacional que sustente a apresentação da candidatura.
- Etapa 2 - DESENVOLVER UM PLANO DE E-COMMERCE INTERNACIONAL
Para sustentar a sua candidatura, a empresa deve apresentar um Plano detalhado de E-Commerce Internacional. Este plano deve obedecer à estrutura e aos termos de referência definidos no Anexo I do Aviso de Abertura de Concurso n.º 08/C16-i02/2022.
As PME candidatas podem optar pela apresentação autónoma do seu plano, ou solicitar o apoio da AICEP para desenvolvimento de um plano personalizado (através do registo na MY AICEP e início de um Plano de Ação para Exportar através do E-Commerce).
- Etapa 3 - REALIZAR A CANDIDATURA NO BALCÃO DOS FUNDOS
As candidaturas são realizadas pelas PME através de formulário eletrónico disponível no Balcão dos Fundos (formulário a disponibilizar brevemente).
Em anexo à candidatura, a PME terá que submeter o Diagnóstico de E-Commerce disponibilizado pela AICEP e o seu Plano de E-Commerce Internacional.
No formulário de candidatura a empresa deve assinalar a tipologia de projeto a que se está a candidatar, Novos Exportadores ou Mais Mercados, em resultado da avaliação obtida no seu Diagnóstico de E-Commerce.
- Mais informações disponíveis através das plataformas do IAPMEI e da AICEP Portugal Global.
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