ABERTO - Call AÇORES

10-01-2023

A Call Açores pretende promover o acesso ao financiamento de capital de risco para projetos inovadores com sede e/ou atividade na Região Autónoma dos Açores, em setores estratégicos e de interesse para o desenvolvimento do empreendedorismo e com potencial para se tornarem globais.

Esta medida procura identificar projetos de startups nacionais ou regionais e tem 500 mil euros para investir em cada empresa, sendo requisito estarem em fase de pre-seed, seed, early stage ou growth. 

Os setores considerados prioritários para a região consistem no turismo, ciências da vida, tecnologia, espaço, energia, agroindústria, indústria florestal e do mar.


- Candidaturas abertas até 6 de Fevereiro de 2023 (2ª Edição, de várias)

Call Açores | Portugal Ventures

OBJETIVOS

A Call Açores visa promover o desenvolvimento do empreendedorismo e o acesso ao financiamento a projetos inovadores da Ilha, capazes de contribuir para o posicionamento de Portugal como um centro tecnologicamente avançado, mundialmente competitivo e atrativo para os investidores internacionais. 

Esta iniciativa é lançada pela Sociedade de capital de risco, Portugal Ventures, que integra o Banco Português de Fomento. Em detalhe, a Portugal Ventures explica que procura projetos nas fases pre-seed, seed, early stage e growth, que promovam, direta ou indiretamente, o aumento da capacidade de exportação na Região Autónoma dos Açores ou que projetem a imagem positiva dos Açores no exterior enquanto destino de natureza e de sustentabilidade ambiental.

FINANCIAMENTO

  • Até 500.000 € por empresa/projeto

BENEFICIÁRIOS

A Call visa apoiar projetos e empresas constituídas, ou a constituir, com atividade e/ou sede na Região Autónoma dos Açores. 

São elegíveis todas as empresas nas fases de:

  • Pre-seed,
  • Seed,
  • Early Stage,
  • Growth.

Nos seguintes verticais e tipologias de projeto:

  1. Tourism (Touristic Activities, Travel & Leisure Tech);
  2. Life Sciences (Therapeutics, Med Tech, Diagnostics);
  3. Tech (Software: Cloud & IT, Enterprise and SaaS, Mobile, E-marketplaces);
  4. Outros (Espacial, Energia, Agroindustrial, Indústria Florestal e Indústria do Mar).

CONDIÇÕES

1 - Empresas ainda não constituídas nos Açores, mas dispostas a constituir a empresa, deslocalizar a sede ou abrir uma filial na região, e que planeiem desenvolver atividades com impacto económico relevante nos Açores, nomeadamente ao nível da contratação ou deslocalização de recursos humanos e ao desenvolvimento de relações comerciais e estratégicas com empresas e centros de I&D da Região Autónoma.

2 - Estas empresas terão de ser constituídas como Sociedades Anónimas. Caso a empresa já esteja constituída e não seja uma Sociedade Anónima, terá de ser transformada em Sociedade Anónima aquando do investimento.

3 - Empresas constituídas com atividade localizada nos Açores e que cumpram os seguintes critérios:

  • Ser uma PME, em conformidade com a definição europeia (condição obrigatória)
  • Ter a sua situação com a Autoridade Tributária e Aduaneira e a Segurança Social regularizada (condição obrigatória);
  • Apresentar caráter inovador em bens transacionáveis e serviços que promovam, direta e/ ou indiretamente, o reforço da capacidade de exportação dos Açores e a projeção externa da imagem dos Açores; e/ou
  • Planear o desenvolvimento de novos produtos e o financiamento de projetos inovadores ao nível de processos, produtos, organização ou marketing; e/ou
  • Desenvolver projetos de crescimento, expansão e internacionalização.

CARACTERÍSTICAS DOS PROJETOS

  Os projetos elegíveis devem reunir preferencialmente as seguintes características:

  1. Uma ideia original dos promotores e liderada pelos próprios;
  2. Promovidos por equipas multidisciplinares;
  3. Orientados para bens transacionáveis ou serviços, integrando cadeias de valor internacionais;
  4. Com uma estratégia clara de proteção e valorização da propriedade intelectual, se aplicável;
  5. Potencial significativo de mercado global;
  6. Implementável com recursos disponíveis;
  7. Abrangidos pelos sistemas de incentivo da Região Autónoma dos Açores (R.A.A.), se aplicável;
  8. Promovam a capacidade de exportação da R.A.A.;
  9. Promovam a imagem da R.A.A. enquanto destino ligado à natureza e de sustentabilidade ambiental;
  10. Promovam o empreendedorismo na R.A.A.

NOTA

Para mais informações sobre esta CALL, consulte o documento disponível pela Portugal Ventures com as respetivas normas adicionais e condições de elegibilidade. 


Projetamos negócios através da submissão de candidaturas de excelência a fundos e incentivos financeiros adequados ao seu perfil, realidade e objetivos corporativos

Seja o primeiro a ler o que há de novo e mantenha-se informado dos incentivos que podem alavancar e projetar a sua empresa!